Navegando pela cidadania

O projeto “Navegando pela cidadania” atende crianças e adolescentes no contra-turno escolar da rede municipal de ensino, ocupando estes com uma atividade produtiva que valoriza seu potencial, evitando ficarem ociosos e vulneráveis em suas comunidades. A ANI tem o objetivo de desenvolver a mentalidade marítima, resgatar a identidade cultural, oferecer e promover a prática de atividades náuticas, culturais e educacionais, fomentar a inclusão social por meio das práticas e valores do ambiente náutico, desenvolver ações e obras que visem a formação dos jovens através do Esporte educacional.

Com trabalhos desenvolvidos junto à comunidade, vem oportunizando a prática de esportes náuticos para crianças e adolescentes em consonância com a natureza, e tem demonstrado resultados surpreendentes, muitas vezes não alcançados dentro dos próprios lares ou nos bancos de escola, trabalhando valores como: espírito de equipe, solidariedade, cultura da paz, desafios e superação de limites. Uma demonstração do  resultado foi a atuação de seus alunos na catástrofe da enchente em Itajaí resgatando pessoas nas embarcações a remo.

A parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí através da Secretaria de Educação, viabiliza o desenvolvimento das atividades e condições para a criação de duzentas e oitenta e oito bolsas para alunos da rede pública municipal de ensino do terceiro ao nono ano do ensino fundamental.