QUEM SOMOS

Fundada em janeiro de 2002, a Associação Náutica de Itajaí - ANI - é uma ONG que nasceu do sonho do casal Vilmar e Higina Brás; velejadores de Itajaí que realizaram a volta ao mundo a bordo do veleiro Jornal ( http://www.veleiro.net/jornal/ ) em 55 meses de viagem e 32.000 milhas náuticas navegadas. Juntamente com a realização deste feito náutico notável, Vilmar e Higina trouxeram a experiência internacional da valorização e do potencial do ambiente náutico para a formação dos jovens.

Na realidade social brasileira esta formação está intimamente ligada com a inclusão social. O então sonho era de construir um local para reunir jovens e transmitir os conhecimentos adquiridos durante a sua viagem de circunavegação, os fundamentos da educação ambiental e resgatar a cultura náutica de Itajaí.

Ao longo dos anos, a ANI contribuiu com o trabalho de revitalização da “praia” do saco da fazenda, até então completamente assoreado e hoje transformado em local da escola do mar, onde jovens tem contato com a arte da marinharia, fundamentos de remo e vela. Desde 2001 a ANI já atendeu mais de 5 mil jovens com atividades de remo, vela, canoagem e educação ambiental.

Em 22 de março de 2004 a ANI foi decretada entidade de Utilidade Pública Municipal através da lei 4.051 e atualmente, atende cerca de 350 crianças por mês no Projeto Navegando pela Cidadania, que estudam em escolas públicas e recebem aulas de esportes náuticos gratuitamente. É oferecido, também, aulas de Remo Clássico, Vela e Educação Ambiental para escolas particulares, pessoas física e jurídica.

A ANI em 2012 contemplou dois convênios: o primeiro com o Joinville Iate Clube - JIC e o segundo convênio com o Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha para uma maior interação dos alunos.

OBJETIVOS

  • Desenvolver a mentalidade e cultura marítima;
  • Resgatar a cultura e o conhecimento náutico regional;
  • Oferecer e promover a prática de atividades náuticas, atividades culturais, esportivas e educacionais;
  • Fomentar a inclusão social por meio das práticas e valores do ambiente náutico;
  • Desenvolver ações que contribuam para o conhecimento, valorização e preservação do meio ambiente.

DIRETORIA

  • Presidente

    - Léo Felipe Amaral Senger

  • Financeiro

    - Alexandre Kobarg

  • Esportes

    - Julio Francisco dos Santos Junior

  • Educação e meio ambiente

    - Julio Francisco dos Santos Junior

  • Conselho Fiscal

    - Bruno Tussi
    - Evandro Malburg
    - Rodrigo e Silva Marques

CHAMAMENTOS

Clique em um dos ítens abaixo para visualizar os detalhes do chamamento.